Como escolher uma fechadura da Stam?

Guia de Compras Fechadura Stam

As fechaduras são mecanismos instalados em portas, portões, gavetas e janelas, com o intuito de permitir com que os usuários possam entrar ou sair de determinado ambiente.

A abertura da fechadura ocorre pelo uso de chaves ou de senhas específicas, no caso das fechaduras eletrônicas e biométricas, por exemplo.

São infinitos os modelos de fechaduras disponíveis em várias formas, tamanhos, design, cores e características, por isso é super importante entender qual é a forma mais efetiva de encontrar a peça certa para a sua porta. 

A Stam é uma das marcas mais populares no ramo de fechaduras e cadeados, contando com um dos parques fabris mais modernos da América Latina. Em vista disso, escolhemos a marca para te dar algumas dicas especiais.

Leia o conteúdo abaixo: 

Para que você não invista na peça errada, a Stam aplica referências em todos os seus produtos, a fim de facilitar a identificação das fechaduras e das peças em geral.

Confira abaixo 7 tópicos que te ajudarão a escolher a sua fechadura da Stam:

1) As maçanetas

Ao buscar a fechadura certa, é importante que você saiba que as maçanetas (acessórios indispensáveis que compõem as fechaduras) da Stam variam de acordo com a referência ou codificação aplicada ao produto. 

As maçanetas de alavancas acompanham números ímpares, enquanto as maçanetas com modelo de bola possuem números pares.

Já as maçanetas com design colonial, são classificadas com uma numeração de 1 a 6.

Esse sistema de diferenciação foi elaborado com o objetivo de levar praticidade e agilidade durante as buscas pela peça ideal. 

2) Os acabamentos das peças

As fechaduras da Stam são desenvolvidas com 10 tipos de acabamentos diferentes, tais como: cromado, cromo escovado, inox, inox escovado, oxidado, antique, acetinado, branco, grafite e colonial. 

Esses acabamentos também acompanham suas referências para facilitar as compras, entretanto, ao invés de acompanhar números, acompanham letras. 

As fechaduras com acabamento cromado, por exemplo, podem ser identificadas com as seguintes referências: ECR, RCR, RQCR e RQ1CR. 

Confira a tabela abaixo com todas as referências dos acabamentos:

Fechadura Stam

3) As codificações das fechaduras

Ao observar uma fechadura, você deve se perguntar o que são aquelas codificações que acompanham o produto, certo? 

Pois bem, essa codificação são códigos que foram elaborados de acordo com as referências de cada peça.

Por exemplo, o produto com a codificação: 803/21 EI, é composto pelas seguintes referências: o número 803 indica o modelo da fechadura, o número 21 registra a classificação da maçaneta, enquanto o EI faz referência ao acabamento, sendo ‘espelho inox’. 

As fechaduras com final 00 são classificadas como tetra externa (ex: 1800), as com final 0X são yale externas (como 1801), as com final 1X são classificadas como fechaduras internas (ex: 1010) e as com final 2X são os modelos próprios para banheiro (ex: 1820). 

Quando uma fechadura vier acompanhada pela letra E, significa que é o modelo ‘espelho’ (ESP), assim como a letra R, classifica o produto como ‘roseta’ (ROS).

Os acabamentos também são divididos entre codificações: o EI, como vimos anteriormente, é entendido como ‘espelho inox’, o RI é categorizado como ‘roseta inox’, o RQI é denominado ‘roseta quadrada inox’, a RQ1I é entendida como ‘roseta quadrada 1 inox’ e assim por diante. 

Fechadura Stam

Agora que já passamos pelas especificações dos modelos da Stam, precisamos prestar atenção em outros aspectos também, como:

4) A frequência de uso

Antes de adquirir a sua fechadura, é preciso pensar na frequência de uso do acessório, se será para tráfego leve, médio ou intenso. 

O tráfego leve é classificado como locais que recebem baixo fluxo de pessoas, tais como os setores de residências, comunicação entre cômodos, entre outros. 

Já o tráfego médio vai além do setor residencial, instalando as fechaduras para os consultórios, escritórios e outros ambientes.

A utilização da fechadura para tráfego intenso é aquela que será instalada em locais de fluxo intenso de pessoas, como hospitais, shopping centers, escritórios, consultórios e muitos outros. 

FREQUÊNCIA DE USO UTILIZAÇÃO DE FECHADURA

Trafego: INTENSO

Residências, Consultórios, Escritórios, Hospitais, Shopping, Etc...
Trafego: MÉDIO Residências, Consultórios, Escritórios, Etc...
Trafego: LEVE Residências, Consultórios, Escritórios,

5) O grau de segurança

O grau de segurança é um aspecto que está diretamente ligado a utilização da fechadura, por isso a Stam disponibiliza uma tabela completa na embalagem de suas fechaduras, simplificando a vida dos usuários.

É o elemento responsável por promover a segurança do ambiente, seja ele qual for. 

Uma fechadura de grau de segurança elevado, não é útil para a instalação em um banheiro, por exemplo. Por isso vamos te ajudar a entender melhor esse aspecto.

O grau de segurança mínimo, é aquele em que a utilização da fechadura pode ser instalada em uma porta interna ou de banheiro, por exemplo. Em que não haja a necessidade de extrema proteção. 

Os graus de segurança médios, altos, muito altos ou máximo, são aqueles que oferecem maior proteção para as portas externas, internas e mesmo as de banheiro, de acordo com as necessidades dos clientes. 

GRAU DE SEGURANÇA UTILIZAÇÃO DE FECHADURA
MÁXIMA Porta extena, Porta Interna e de Banheiro.
MUITO ALTA Porta extena, Porta Interna e de Banheiro.
ALTA Porta extena, Porta Interna e de Banheiro.
MÉDIA Porta extena, Porta Interna e de Banheiro.
MINIMA Porta Interna e de Banheiro.

6) O grau de resistência à corrosão 

O grau de resistência à corrosão também é um tópico de extrema importância, principalmente para quem deseja realizar a instalação de fechaduras em ambientes externos.

É através dessa classificação, que você saberá se a fechadura que escolheu é capaz de suportar umidade, condições severas, entre outros elementos. 

A Stam inclui na embalagem das fechaduras, o grau a qual ela pertence. A peça 601-602/03 ESP. Grafite GORJE, por exemplo, está aplicada no grau de resistência à corrosão de número 1, ou seja, a sua utilização deve acontecer em ambientes sem umidades e sem intempéries, como salas, quartos, etc.

O grau de número 2, indica que a fechadura pode ser utilizada em ambientes com umidade e sem intempéries, no caso de cozinhas e banheiros, por exemplo.

Já o grau de número 3, designa que a utilização possa ocorrer em ambientes com umidade e intempéries, como em áreas externas, urbanas e rurais. 

O último grau, de número 4, é aquele em que a peça foi preparada para resistir a condições severas quanto à umidade e intempéries, como em regiões litorâneas, industriais e em outros ambientes. 

GRAU DE RESISTÊNCIA À CORROSÃO UTILIZAÇÃO DA FECHADURA
4 Com condições severas à umidade intempéries (ex: regiões litoranias e industriais).
3 Com umidade e intempéries (ex: áreas externas, urbanas e rurais).
2 Com umidade e sem intempéres (ex: Cozinhas e banheiros).
1 Sem umidade e sem intempéries (ex: Salas e dormitórios).

Depois de acompanhar as principais características das fechaduras da Stam, ficou mais fácil encontrar o modelo ideal para você, certo? Acesse e escolha já o melhor modelo para suas aplicações.

7) A distância de broca

É necessário ter em mente também, qual é a medida certa para a instalação na porta e em qual tipo de material o produto será instalado, em madeira, vidro ou ferro, por exemplo.

Para definir essa medida, você vai precisar medir a distância de broca da fechadura. Embora até possa parecer um procedimento difícil, na verdade, é um processo bem prático, fácil e rápido, que pode ser realizado com o auxílio de uma régua.

Essa medição é utilizada para calcular a distância entre a testa da fechadura e o centro do cilindro (onde está localizada a chave). 

Mas por qual motivo essa medição é tão importante? Muito simples! A medida é importante para que você não danifique, muito menos perca a sua porta, devido a uma instalação muito brusca ou errada do produto. 

Por esse motivo, a Stam disponibiliza diversos diâmetros de fechaduras: de 11mm, 27 mm, 40mm e 55 mm, por exemplo.

Na embalagem do produto, a marca disponibiliza a distância de broca a qual aquela fechadura pertence. 

Depois de acompanhar todos esses tópicos, ficou mais fácil de escolher a sua fechadura, certo? A Mega Loja oferece um amplo catálogo de produtos da Stam. Escolha já a sua fechadura!

  • :(Ops!Sua sacola está vazia