Visualizar em:

Ordenar por:

O que é uma Parafusadeira?

As parafusadeiras são ferramentas elétricas que como o nome já sugere, são utilizadas para parafusar e desparafusar parafusos e rebites, além de fixar, apertar, desenroscar e desatarraxar.

Com as parafusadeiras, o usuário garante maior firmeza, fixação, rapidez e facilidade para a realização das atividades, substituindo as chaves de fenda e phillips manuais, entre outras.

As máquinas são compactas, eficientes e práticas e estão disponíveis em modelos diversificados para atender desde os setores profissionais, os hobistas e até os usuários que desejam realizar pequenos reparos domésticos.

Qual é a função de uma parafusadeira?

A principal função exercida por uma parafusadeira é, como o nome já diz, parafusar e desparafusar itens como parafusos, porcas, rebites (com ajuda de um adaptador) e peças em geral.

Algumas delas também são capazes de exercer a função de uma furadeira, quando adicionada uma ponteira que seja apropriada para realizar tal operação.

Elas são extremamente práticas e úteis em placas de gesso, para montagem e desmontagem de móveis e prateleiras, na fixação de objetos como quadros e em qualquer outro tipo de atividade.

Em quais materiais a parafusadeira pode ser utilizada?

As parafusadeiras desempenham ótimos resultados em materiais como metal, alvenaria, madeira, aço, Drywall, estruturas metálicas, entre outras superfícies.

Parafusadeira
Parafusadeira

Em quais segmentos a parafusadeira está presente?

As máquinas elétricas estão presentes em praticamente todos os setores trabalhistas do mercado, sem contar que também estão constantemente presentes nas residências, já que proporcionam fácil manuseio e praticidade.

Nos departamentos de construção civil, obras, manutenção, instaladores e montagens, fixações de objetos, oficinas, reparos e mecânicas, elas são fundamentais.

Em corridas de carros como Fórmula 1, por exemplo, elas também são de extrema importância e são utilizadas em um dos momentos mais cruciais e aguardados pela equipe: a troca imediata de pneus que ocorre quando o carro para no pitstop (parada no box).

Qual a diferença entre uma parafusadeira e uma furadeira?

As furadeiras são ferramentas que realizam perfurações em superfícies mais rígidas, como em paredes de concreto, em azulejos e porcelanatos. Elas estão muito presentes nas serralherias, carpintarias, marcenarias e oficinas e costumam ser mais fortes e potentes do que as parafusadeiras comuns/simples.

Diferentemente delas, as parafusadeiras são possuem velocidades variáveis e são utilizadas em superfícies mais leves e são ferramentas responsáveis por parafusar e desparafusar peças. São bastante utilizadas no conserto de eletrodomésticos, para apertar caixas de tomada e realizar a montagem e desmontagem de móveis.

Quais são os cuidados necessários antes de manusear uma parafusadeira?

Ao utilizá-la, é preciso colocar as normas de segurança em prática, como verificar a rede de energia do ambiente, a voltagem da máquina e averiguar se as condições de segurança do local estão com a regularidade em dia para evitar com que qualquer tipo de acidente aconteça.

Outro aspecto que precisa ser analisado, são os acessórios. Verifique se a peça escolhida realmente está em condições de uso, além de certificar-se de que o item está bem instalado na máquina para iniciar a operação.

Como manusear uma parafusadeira?

Elas são ferramentas que proporcionam praticidade aliada com agilidade, por isso sua utilização acontece de maneira rápida e eficiente.

Para parafusar, por exemplo, é preciso escolher a ponta ideal para o parafuso, em seguida basta segurar a máquina com as duas mãos e pressioná-la contra o mesmo para que ele seja parafusado da maneira correta.

Caso o usuário não deposite a pressão necessária durante a operação, a ferramenta tenderá a girar em falso, estragando não só o bit da parafusadeira, como a cabeça do parafuso também.

A mesma situação deve ser aplicada durante o processo de desparafusamento. Basta pressionar a ponta, investindo na pressão necessária para que a retirada do parafuso aconteça de maneira rápida e sem danificar o material base ou o próprio parafuso.

Como escolher a parafusadeira correta?

Ao iniciar a busca pela parafusadeira adequada para o seu tipo de trabalho, é necessário analisar alguns aspectos que fazem toda a diferença, como:

• Definir quais serão as suas aplicações;
• Classificar em qual material a parafusadeira será utilizada (em madeira, metal, concreto, alvenaria, entre outros);
• Verificar qual será a sua rotina de uso;
• Classificar o tempo estimado de utilização da máquina;
• Detectar qual é a potência exigida para realizar suas atividades com perfeição;
• Observar qual é o modelo indicado para suprir as suas necessidades;
• Reconhecer qual marca é capaz de atender suas especificações;
• Identificar os melhores preços válidos e condições em lojas físicas ou virtuais;
• Realizar comparações técnicas entre as parafusadeiras de seu interesse.

Parafusadeira
Parafusadeira

Qual parafusadeira comprar?

Depois de distinguir os aspectos necessários para que você possa adquirir uma máquina que realmente seja eficiente para suas atividades, é preciso prestar atenção em outros tópicos também.

Fonte de Alimentação

Hoje o mercado disponibiliza dois modelos de parafusadeiras elétricas: à bateria e as convencionais, a fio.

Os modelos de parafusadeiras com fio foram desenvolvidos para aqueles profissionais que exercem suas atividades por um longo período de tempo e não precisam depender ou ficar recarregando baterias o tempo todo, atrasando o seu trabalho.

A desvantagem de utilizar as parafusadeiras com cabo está na indisponibilidade de movimento, ou seja, o usuário só consegue se locomover até onde o fio permitir.

Já as parafusadeiras à bateria de íon-lítio proporcionam praticidade, facilidade e mobilidade para os usuários que precisam deslocar-se o tempo todo para que o seu trabalho seja concluído, já que dispensa fios.

As máquinas à bateria também são excelentes soluções para os profissionais que exigem autonomia (amperagem) para classificar e calcular a capacidade de armazenagem de energia dentro da máquina, ou seja, identificar o tempo de uso disponível.

Além dessas qualidades, as parafusadeiras à bateria também possuem peso reduzido para diminuir o esforço físico e áreas emborrachadas para proporcionar conforto.

Torque

O torque, nada mais é do que a força que a parafusadeira deposita ao efetuar suas operações. Essa força varia de acordo com o tamanho do parafuso e do material base a ser utilizado.

As parafusadeiras podem possuir baixo nível de torque, como 3 Nm, por exemplo, médio nível com torque acima de 30 Nm e alto nível, esses são mais predominantes nas parafusadeiras de impacto e oferecem mais de 50 Nm.

Algumas ferramentas possuem controle de torque, esse sistema, como o nome já adianta, permite controlar melhor a força da máquina durante a aplicação no parafuso para impedir com que o mesmo quebre ou prejudique a peça base.

Utilizar um torque inadequado durante o processo de parafusamento pode rachar a superfície usada ou ainda provocar danos no parafuso.

Potência

A potência também é um ponto crucial na hora de escolher a ferramenta correta, além de ser um fator que faz total diferença na efetivação das atividades.

Utilizar uma parafusadeira com potência reduzida para realizar trabalhos mais pesados, por exemplo, provocará a depredação da máquina e prejudicará a superfície usada, sem contar no desperdício de dinheiro investido na ferramenta.

As parafusadeiras de impacto, por exemplo, são as máquinas que carregam a potência mais elevada do mercado. A diferença entre a potência presente em uma parafusadeira comum e uma de impacto é “gritante”, por isso é preciso observar antes de realizar a compra.

Mandril

Um dos grandes diferenciais das parafusadeiras está no mandril da máquina!

Existem ferramentas que possuem mandril duplo giratório para proporcionar a troca rápida de dois acessórios diferentes e outras com mandril de aperto rápido ou mandril “sem chave”, como também é conhecido, para facilitar e agilizar a troca dos acessórios.

Design

Pode parecer besteira, mas o design também é um tópico que vale muito a pena ser observado! Até porque é preciso encontrar uma ferramenta que seja confortável o suficiente para efetuar as operações, principalmente para aquelas aplicações que exigem um longo período de tempo para serem concluídas.

A maioria das parafusadeiras são desenvolvidas com design compacto, empunhaduras emborrachadas e ergonômicas, robustez, peso reduzido e outras características, justamente para proporcionar essa praticidade que os profissionais tanto necessitam.

Algumas das parafusadeiras são tão compactas que o usuário pode manuseá-la com o auxílio de apenas uma das mãos, sem perder a qualidade, funcionalidade e capacidade de parafusamento.

Parafusadeira
Parafusadeira

Quais são os equipamentos de segurança necessários para manusear uma parafusadeira?

Os equipamentos de proteção individual são indispensáveis, mesmo que seja para realizar pequenas atividades.

Ao manusear uma parafusadeira, você precisará de: óculos de proteção, protetores auriculares para amenizar o barulho, luvas para garantir maior firmeza e calçados de proteção para evitar com que algo caia sob os pés do usuário.

Quais acessórios são utilizados com as parafusadeiras?

Os principais acessórios operados juntamente com as parafusadeiras são os bits, as brocas, os parafusos, soquetes universais, magnéticos, estriados e outras peças.

Quais são os modelos de parafusadeiras disponíveis no mercado?

As parafusadeiras podem ser divididas entre alguns modelos: as comuns, as de impacto, as pneumáticas e as parafusadeiras/furadeiras.

Parafusadeira Comum/Simples

A parafusadeira comum ou simples é uma ferramenta que possui menor pressão e força, tornando-se a solução perfeita para quem deseja efetuar pequenas manutenções em casa, por exemplo.

Ela foi desenvolvida com o intuito de atender as necessidades das atividades mais rotineiras e leves, sendo assim, não é capaz de aparafusar superfícies e quaisquer outros tipos de materiais rígidos.

Parafusadeira de Impacto

A parafusadeira de impacto é o modelo que apresenta maior força, por isso carrega o posto de ferramenta mais potente, atingindo torque máximo superior a 175 Nm com total facilidade, saindo na frente dos outros modelos sem impacto que costumam possuir, em média, 40 Nm.

Graças ao seu alto torque e aos seus impactos por segundo, a parafusadeira de impacto realiza fixações contínuas de parafusos, porcas e rebites na construção, em estruturas metálicas, drywall e vários outros materiais.

Parafusadeira Pneumática

A parafusadeira pneumática é uma ferramenta movida a ar comprimido produzido através dos compressores. Seus modelos variam entre as parafusadeiras pneumáticas retas, angulares e tipo pistola.

Esse modelo destaca-se por proporcionar um sistema de parafusamento segura, permitindo com que o usuário possa regular a força que será aplicada durante a operação, evitando com que a peça e a superfície sejam prejudicadas.

Elas são rápidas e potentes durante as operações de parafusamentos em madeira, metais e outros tipos de materiais, sendo totalmente relevantes e úteis para as áreas de manutenção e outros setores.

Parafusadeira e Furadeira

Já que as parafusadeiras são aliadas das furadeiras, o mercado desenvolveu e investiu em um modelo que fosse capaz de suprir as necessidades dos profissionais, combinando toda a versatilidade da parafusadeira com a força de uma furadeira, para assim, transformarem as duas em uma única ferramenta.

As parafusadeiras e furadeiras são máquinas práticas que geralmente carregam design compacto, empunhadura ergonômica e emborrachada, velocidade variável, seletor de funções e várias outras características e qualidades.

Esse modelo é a melhor solução para quem deseja economizar sem perder a qualidade e eficiência das máquinas.

Aqui na A Mega Loja você encontra as melhores parafusadeiras e das melhores marcas: black & decker, worx, wesco, dewalt e muitas outras, sem contar nos ótimos acessórios.

Parafusadeira
  • :(Ops!Sua sacola está vazia