Visualizar em:

Ordenar por:

Por que utilizar proteção auditiva no trabalho?

A proteção auditiva faz parte da lista de equipamentos de proteção individual (EPI’s) de extrema importância. Os utensílios são utilizados para proteger e preservar a audição dos trabalhadores durante a realização das atividades. 

Os equipamentos visam oferecer proteção completa contra barulhos excessivos nos ambientes de trabalho, evitando danos provocados no canal auditivo e prevenindo acidentes.

Mas vale lembrar que o intuito dos equipamentos não é silenciar totalmente os sons externos e sim, minimizar qualquer barulho que intenso e portanto, prejudicial à saúde. São capazes de abafar os ruídos e reduzir os níveis de ruídos, para que esteja dentro dos limites aceitáveis para que ninguém saia prejudicado das operações.

Proteção Auditiva
Proteção Auditiva

Quais são os principais equipamentos de proteção auditiva?

O técnico de segurança da empresa é o responsável por escolher os modelos adequados, de acordo com as necessidades de proteção de cada ambiente de trabalho.

Existem diversos tipos de aparelhos auditivos. Eles são classificados por protetores auriculares, mais conhecidos como “plugs” e abafadores de ruído, reconhecidos nos modelos de “concha” ou “fone”. 

Mesmo oferecendo a mesma função de proporcionar segurança à saúde dos usuários, os modelos também apresentam suas diferenças, que podem ser encontradas no design de cada equipamento.

O abafador de ruído, por exemplo, é confeccionado em formato de concha e cobre toda a parte da orelha. Além disso, é composto por duas partes revestidas de espuma e um arco preso à cabeça.

O protetor auricular, por sua vez, protege somente a área do ouvido e pode ser confeccionado em espuma, polímero ou silicone. 

Cabe ao trabalhador também decidir qual é o modelo mais confortável para as suas operações profissionais.

Quando utilizar os equipamentos de proteção auditiva?

Os equipamentos de proteção auditiva são indicados em atividades em que os trabalhadores estejam expostos a ruídos excessivos, com o intuito de proporcionar conforto e segurança.

Normalmente, são necessários em locais com máquinas em funcionamento, como indústrias, por exemplo, ou qualquer instrumento que produza barulhos altos ou prejudiciais, como britadeira e furadeiras.

O uso dos protetores auditivos são essenciais para locais como Aeroportos, em que existe uma proximidade muito grande das turbinas e alta pressão dos equipamentos, assim como nos portos, em obras, construções civis, casas de shows e muitos outros setores.

Proteção Auditiva
Proteção Auditiva

Quais os principais riscos para o trabalhador que não utiliza proteção auditiva?

Quando o trabalhador está submetido a um nível de ruído muito elevado durante sua jornada de trabalho e não faz o uso preventivo dos equipamentos de proteção, consequentemente, uma hora ou outra, sofrerá de deficiência auditiva, podendo ocorrer gradativamente sem que ele perceba. 

Além disso pode adquirir dificuldades de concentração e memorização, estresse, insônia e até depressão. Tudo isso pois o sistema auditivo foi prejudicado de alguma forma graças ao nível de pressão sonora. 

Outro erro que pode ser desencadeado, é o uso inadequado do equipamento, ocorrendo o bloqueio total de ruídos, podendo gerar falta de comunicação com os outros funcionários durante as atividades, e podendo acarretar em acidentes de trabalho também. Lembre-se de que o barulho deve ser minimizado e não extinto.

Quando usados corretamente, os aparelhos de proteção auditiva transformam-se em uma garantia para o funcionário e para a empresa, que tem como responsabilidade oferecer os materiais apropriados e realizar treinamentos.

Quais os equipamentos utilizados para a proteção auditiva do trabalhador?

Cada equipamento criado para proteção auditiva foi desenvolvido especificamente para atender as necessidades dos mais variados segmentos, por isso é de extrema importância que cada um seja usado em sua determinada função. 

Conheça um pouco mais sobre os modelos:

Proteção Auditiva
Proteção Auditiva

Proteção Auricular

É o aparelho utilizado em situações onde o nível de ruído é maior que os limites de tolerância permitido, ou seja, acima de 70 decibéis. 

Também é indicado para proteger o funcionário de ventos fortes, temperaturas mais baixas, chuvas e demais situações. São bastante utilizados por músicos, atletas ou atividades aquáticas, com o intuito de oferecerem completa proteção contra qualquer atividade.

Os principais tipos de proteção auricular são: 

O Protetor de Silicone ou “plug” é totalmente confeccionado em silicone, facilitando a higienização e preservação do produto. Quando conservado corretamente, pode ter sua vida útil prolongada.

O Protetor de Espuma apresenta uma adaptação ideal. Por ser confeccionado em espuma, ele apresenta uma maleabilidade maior, porém seu uso deve ser reduzido e o descarte deve ser feito após o uso para evitar doenças e possíveis infecções.

O Protetor de Polímero é um protetor confeccionado em copolímero (plástico formado por diferentes monômeros) e fisiologicamente inerte, contando com custo mais baixo e ainda apresentando maior conforto e ótimo grau de atenuação.

Abafador de Ruído

Já os Abafadores de Ruídos são ideais para reduzir o índice de doenças ocupacionais a longo prazo. São confeccionados por um arco de plástico que interliga duas conchas de espuma, capazes de revestir totalmente as orelhas.

É um produto leve e extremamente confortável, possuindo regulagem de tamanhos e podendo ser utilizado em longas jornadas de trabalhos, sem contar que são bastante resistentes a quedas e arranhões.

Seu uso é recomendado nos mais diversificados setores, como aeroportos, na indústria automobilística, metalúrgicas, siderúrgicas, usados por operadores de máquinas agrícolas, agricultores em geral, entre muitos outros. 

É necessário que seja levado em conta o nível de atenuação - que pode conferido no certificado de aprovação do produto -, para descobrir se o produto corresponde aos níveis de segurança buscados no trabalho. 

Verifique também se a regulagem e o trabalho do produto são compatíveis com o trabalhador.

Proteção Auditiva
Proteção Auditiva

Dica:

Vale ressaltar também, que a higienização do produto após o uso, independente de qual seja o modelo usado, faz toda a diferença. A limpeza deve ser feita de forma apropriada, evitando o risco de doenças e infecções. 

Depois de conhecer todos os modelos de proteção auditiva e qual a utilidade de cada um, encontre aqui na A Mega Loja o produto adequado para atender suas necessidades, com total excelência e praticidade.

  • :(Ops!Sua sacola está vazia