Visualizar em:

Ordenar por:

O que são os discos de desbaste?

Os discos de desbaste, como o nome já diz, são itens abrasivos que proporcionam desbastes e acabamentos mais profissionais para o aço e suas ligas, para o ferro fundido e para materiais ferrosos. 

Eles são desenvolvidos especificamente para auxiliar na remoção de excessos, defeitos, falhas e rebarbadas de superfícies, providenciando a limpeza da peça e preparando-a para o início do processo de soldagem ou para a aplicação de pinturas ou revestimentos.  

Além dos excessos citados acima, os discos também são excelentes aliados para rebarbação de peças, desbaste de cordões de solda, entre outros.

Como os discos de desbaste são fabricados? 

Os discos são constituídos por quatro elementos: pela tela de fibra de vidro, pelos grãos abrasivos, pela resina/liga e pelas cargas.

Disco de Desbaste
Disco de Desbaste

Tela de fibra

As telas são introduzidas nos discos com o intuito de garantir maior resistência ao produto durante as suas operações, sem que haja dificuldades ou necessidade de substituir o disco a todo momento.  

Grãos abrasivos 

Os grãos presentes no disco contam muito com a produtividade do mesmo. Aqueles que possuem grãos mais grossos, por exemplo, produzem uma remoção de material muito maior, diferentemente dos mais finos, que possuem como função principal garantir o melhor acabamento da peça.

Resina/ligas

As resinas ou ligas são as grandes responsáveis por estabelecer a união de todos os componentes, disponibilizando discos que sejam resistentes, práticos e eficientes.

Cargas

As cargas introduzidas nos discos variam de acordo com a especificação de atividade de cada disco. Elas auxiliam no volume e na ação de desbaste de cada disco, providenciando  alto desempenho e performance.

Como os discos de desbaste são utilizados?

Os discos de desbaste são utilizados em ferramentas elétricas portáteis, tais como esmerilhadeiras. Nelas, os discos são instalados para que possam realizar as atividades de desbaste, rebarbação de peças e remoção de falhas ou imperfeições estabelecidas no material base. 

Em operações de desbaste, o disco deve ser mantido em um ângulo de 30° a 45° graus em relação a peça desbastada, para que desta forma, o disco possa obter os melhores resultados do processo e ainda evitar com que o material trabalhado aqueça muito. 

Quais segmentos utilizam os discos de desbaste?

Os discos de desbaste fazem parte da maioria dos segmentos do mercado, como em construção civil, setor industrial e metalúrgico, em fundições, em oficinas mecânicas e em vários outros setores. 

Quais são os tipos de discos de desbaste?

Para que você possa realizar as suas atividades com perfeição, é preciso adquirir a peça compatível:

Disco de Desbaste
Disco de Desbaste

Disco de Desbaste para Aço

Os discos de desbaste para aço são confeccionados com grão de óxido de alumínio e são especialmente recomendados para o desbaste de aço carbono, aços ligados, ferro fundido nodular e materiais ferrosos.

Esses discos são bastante utilizados nos setores de serralheria, fundições, caldeirarias, construção civil, rebarbações, manutenção e montagem industrial, além de vários outro segmentos. 

Disco de Desbaste para Ferro Fundido e Alumínio

Confeccionados com grão de carbureto de silício e óxido de alumínio, esses discos proporcionam alto desempenho no desbaste e rebarbação de ferro fundido cinzento, bronze, latão e cobre. Por isso são peças fundamentais nos setores de fundições em geral.  

Disco de Desbaste para Inox

Os discos de desbaste para inox são produzidos com grão de óxido de alumínio e proporcionam excelente ação de desbaste em aço inox. São indicados para as produções sucroalcooleiras, fundições, caldeirarias, indústrias e para trabalhos pesados em geral.  

Disco de Desbaste Refratário

Fabricados em carbureto de silício e reforçados com telas de fibra de vidro, os discos de desbaste refratários são recomendados para o desbaste em mármores, granitos, cerâmicas, ferro fundido cinzento e branco, metais não ferrosos e refratários em geral.

Os discos são peças fundamentais nas indústrias, oficinas, metalúrgicas, serralherias e em diversos outros tipos de segmentos.

Disco de Desbaste Zirconado

Os discos de desbaste zirconados são confeccionados em grãos de zircônio e apresentam alta performance no desbaste e rebarbação de ferro fundido, latão, cobre e bronze. São muito utilizados nos setores de fundições, caldeirarias e em trabalhos pesados em geral.

Disco de Desbaste
Disco de Desbaste

Como escolher o disco de desbaste correto para o meu tipo de trabalho?

Todos os discos carregam suas especificações, formas de uso e diâmetro, por isso é preciso prestar atenção em alguns aspectos antes de adquirir a sua peça para não prejudicar o seu trabalho. Por esse motivo:

  • Identifique qual será o seu objetivo de desbaste;

  • Defina qual será o material base em que o disco será aplicado;

  • Separe a ferramenta elétrica em que o disco será inserido;

  • Determine qual é o diâmetro do disco indicado para a sua máquina;

  • Verifique no disco ou na descrição do site qual é a sua utilização recomendada (ex: em máquinas portáteis de  4.1/2", 7" e 9"); 

  • Confira qual é a capacidade máxima de rotação atribuída no disco;

  • Compare a capacidade máxima de rotação executada pela sua máquina também;

  • Acompanhe e verifique os melhores preços e condições disponíveis no mercado;

  • Atente-se ao sentido de rotação do seu equipamento;

  • Certifique-se de que o seu disco de desbaste seja devidamente instalado na máquina à partir de todas as normas de segurança.

Quais cuidados devem ser tomados antes de utilizar o disco de desbaste?

Antes de iniciar as suas atividades com o disco de desbaste, é preciso prestar atenção em alguns aspectos super importantes para tirar o melhor proveito possível das operações. Para isso:

Certifique-se de que o disco está fixado corretamente na sua máquina para que ele não se desprenda ao iniciar o seu funcionamento.

Depois, escolha o diâmetro e o tipo de grão do disco à partir das suas necessidades de operação. 

Não aperte excessivamente o disco de desbaste na máquina, pois pode provocar danos irreparáveis em sua estrutura. Utilize ferramentas recomendáveis para apertá-lo.

Para realizar operações com perfeição, verifique a capacidade de velocidade da máquina e confira no rótulo do disco qual é o indicativo de utilização e qual é a sua rotação máxima. 

Outro aspecto muito importante é sempre ter a certeza de prender firmemente a peça que será desbastada para que ela não se mova durante a operação.

Inspecionar o disco antes de montá-lo também é necessário! Antes de iniciar as suas atividades, deixe o disco girar livremente em local protegido por cerca de um minuto. 

Quais são os equipamentos de segurança indicados para as atividades com disco de desbaste?

Os equipamentos de segurança são indispensáveis em qualquer atividade e as operações com disco de desbaste não são diferentes. É preciso adquirir os equipamentos recomendados para evitar qualquer tipo de acidente e ainda proteger a sua saúde. 

Para manusear a máquina e o disco de desbaste, é preciso utilizar aventais de raspa, óculos de segurança, protetor auricular e luvas de proteção. 

Qual é a diferença entre o Disco de Desbaste e o disco de desbaste? 

Muitas pessoas confundem os discos de corte com os discos de desbastes, mas apesar de serem semelhantes, cada um possui as suas características específicas de uso. 

Os discos de corte possuem como função principal cortar diferentes tipos de materiais, sejam eles metálicos ou não-metálicos, como a cerâmica, por exemplo. Utilizando-os é possível cortar barras, tubos, chapas e perfis. 

Já os discos de desbaste foram elaborados com o intuito de levar os melhores tipos de acabamentos para os segmentos do mercado.  

Consulte os preços no site, adicione os seus produtos no carrinho de compras e pronto! Agora é só começar a utilizá-los.

Disco de Desbaste
  • :(Ops!Sua sacola está vazia